51 | 3337.1515 SERVIÇOS e SAÚDE
Nosso compromisso é  proporcionar saúde para você e sua empresa.




fev/2017

Abraçando a próxima revolução industrial

A Indústria 4.0 está aqui, mas não como muitos esperam. Embora a indústria automotiva tenha implementado a conectividade, o monitoramento remoto e o uso inteligente de dados há anos, o setor da manufatura ainda está à espera de algo que possa ajudá-lo a evoluir mais um passo em direção ao futuro. O CoroPlus® tem potencial para ser esse algo.

O CoroPlus é uma combinação de sensores, ferramentas, conectividade, algorítimos, nuvem e análise de dados. Esses elementos já existem separados há algum tempo mas, como a maioria das inovações, é a combinação que os torna exclusivos.

O CoroPlus melhora o processo da manufatura, reduz custos e o desperdício, fatores que realmente afetam o resultado final, afirma Mats Lindeblad, gerente de desenvolvimento de negócios de usinagem digital, na Sandvik Coromant. Em poucas palavras, as empresas que empregarem a nova tecnologia ciberfísica primeiro terão grandes facilidades no futuro, e muitos fabricantes já estão se preparando.

 

Lindeblad diz que o CoroPlus permite que o fabricante tenha uma melhor compreensão de todo o processo de manufatura. Os programadores CAM acessam dados precisos e inteligentes quando selecionam as ferramentas, o percurso das ferramentas e os dados de corte; os operadores podem monitorar as máquinas remotamente e usar a inteligência dos dados provenientes do processo de usinagem para melhorar o desempenho e evitar desgaste e quebra, resultando em melhor acabamento superficial, menos refugo e produção mais rápida. Além disso, as soluções em nuvem permitem atualizações periódicas de funções e soluções sem suporte físico, acelerando assim o processo e assegurando que os clientes tenham sempre a solução mais atualizada.

Quando a Sandvik Coromant lançou o CoroPlus nos eventos internacionais IMTS, AMB e Bimo no último trimestre, o interesse foi surpreendente.

Uma das ferramentas mais inteligentes que exibimos na IMTS foi a barra de mandrilar Silent Tools, com 2,5 metros de comprimento e 120 milímetros de diâmetro, conta Åke Axner, gerente global de produtos e integração de máquinas, na Sandvik Coromant. Imagine aquele monstro em ação, dentro de uma peça. Você não vê nada lá, nem uma aresta de corte quebrada. Os sensores na barra de mandrilar informam exatamente tudo o que você precisa saber: precisão da linha de centro, vibração, momento de trocar a pastilha e muito mais. O ajuste da altura de centro é facilmente executado com uma leve rotação da barra.

 
Muitos fabricantes estão esperando ferramentas conectadas que possam ajudá-los a utilizar os dados coletados e otimizar processos através da usinagem inteligente, mas não tínhamos as ferramentas até agora, continua Axner. Ainda não está disponível para compra, mas nossos clientes estão verdadeiramente interessados. Porém, terão que esperar até o segundo semestre de 2017 para que possam se beneficiar de todo o conceito do CoroPlus.

Silent ToolsTM e CoroBore® são os primeiros conceitos de ferramentas com a inteligência CoroPlus integrada. A fábrica da Sandvik Coromant em Trondheim, Noruega, teve um papel central no desenvolvimento da nova geração de Silent Tools. A Sandvik Coromant mostrou que características inteligentes realmente funcionam nesses conceitos, e que o CoroPlus entrega os benefícios prometidos. Por que os fabricantes ainda precisam esperar até o ano que vem para comprá-la? Axner explica que a complexidade desse novo conceito requer muito mais que apenas conectar sensores a uma ferramenta e extrair dados dela. A Sandvik Coromant esta trabalhando em parcerias de alto nível para concluir todos os detalhes necessários antes do lançamento do CoroPlus.

Ainda precisamos colocar algumas coisas em prática antes que possamos oferecer o CoroPlus para nossos clientes, diz Axner. Estamos trabalhando para garantir a cibersegurança e resolver problemas de propriedades de dados.
logotipo zepol